quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O que é Equoterapia?


Equoterapia que é um método terapêutico, holístico, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, montado ou não, buscando um desenvolvimento psicossocial do indivíduo. Habilita, reabilita, previne e educa o praticante de forma global.  “É um método científico reconhecido em 1998 pelo Conselho Federal de Medicina e em 2008 pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Tem sua origem na Europa onde é aplicado de forma ampla a nível clínico e escolar”. (Dra. Gabriele Brigitte Walter - Haras Rancho GG- Centro de Treinamento, Pesquisa e Ensino de Equoterapia).

Indicação e contra indicação:

A equoterapia é indicada no tratamento dos mais diversos tipos de comprometimentos:
Doenças ortopédicas;
Alterações posturais: Hipercifose, Hiperlordose e Escoliose;
Amputações;
Artrite reumatoide;
Dismorfismos esqueléticos.
Doenças Neuromusculares (Neuropatias):
Poliomielite, Paralisia Cerebral, Sequelas de Traumatismos Crânio-Encefálicos, Plagias e paralisias provenientes de Traumatismo Raquimedular e Acidente Vascular Encefálico, Doença de Parkinson, Mielomeningolece, Multiesclerose.
Outras Doenças:
Distúrbios Mentais, Distúrbios Sensoriais, Alterações de Escrita e Linguagem Oral, Emocional - insônia, ansiedade e stress.
Contra-indicações:
Excessiva frouxidão ligamentar das primeiras vértebras cervicais (atlas-axis) e articulação coxo-femural, exemplo: recém-nascidos com Síndrome de Down e Epilepsia não controlada, Cardiopatias agudas, Instabilidades da coluna vertebral, Graves afecções da coluna cervical como hérnia de disco, luxações de ombro e de quadril, Escoliose em evolução de 30 graus ou mais, Úlceras de decúbito na região pélvica ou nos membros inferiores.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário